Saúde Pública

Quimioterapia em conjunto com vitamina C tem efeito reforçado

A vitamina C é um importante aliado no combate às células cancerígenas e, quando utilizada em conjunto com a quimioterapia, reduz efeitos tóxicos e secundários. Essa confirmação vem de um estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, feito pelo Centro Médico da Universidade do Kansas (EUA).

Estudo diz que doses injetáveis de vitamina C podem ser um coadjuvante eficiente, seguro e barato no tratamento de mulheres com tumor nos ovários. A ideia já era defendida na década de 1970 pelo químico Linus Pauling. A pesquisa foi feita com células humanas e de ratos.

A combinação de doses elevadas de vitamina C – administradas de forma intravenosa – com a quimioterapia tradicional impediu o crescimento de alguns tumores, como o dos ovários.

Testes clínicos em que a vitamina era ingerida pela boca falharam em replicar o mesmo efeito, e as pesquisas foram abandonadas. “O que descobrimos foi que a vitamina C, quando administrada de forma intravenosa e não na forma oral, consegue destruir algumas células cancerígenas sem afetar os tecidos saudáveis”, explicou Qi Chen, principal investigadora do estudo, em reportagem da BBC News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo