Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios se reúnem em Pelotas

A quarta edição do “Roteiros da Saúde”, realizada na cidade de Pelotas, dia 13, contou com presença de lideranças da FEHOSUL, do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas e de dirigentes das regiões Sul e Fronteira. Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, e Maurício Guimarães, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Pelotas, abriram o encontro saudando os mais de trinta convidados presentes. Segundo os dirigentes sindicais patronais “a expressiva presença de representantes das instituições é uma amostra da força do setor, que vem buscando o desenvolvimento da saúde através de uma maior interação entre os players.”

Seguindo o programa das atividades similares anteriores, realizadas nas cidades de Canoas, de Caxias do Sul e de Passo Fundo, os temas abordados permearam a atuação da Federação e seus sindicatos, normas e regulamentações, os avanços na relação com o Ipergs/Ipe-Saúde, a lei 13.003/14 da ANS (que rege contratos e reajustes) e as oportunidades para aperfeiçoamento através de cursos e eventos oferecidos aos representados, dentre outros assuntos.

A gerente de relacionamento institucional da FEHOSUL, administradora hospitalar Shirlei Gazave, lembrou da importância de se participar dos fóruns RH (com gestores de RH) e Jurídico (com assessores jurídicos) e das palestras, cursos e seminários com acesso gratuito aos filiados. Shirlei Gazave divulgou que neste ano, a área de eventos da entidade alcançará, até o final do ano, mais de cinquenta atividades realizadas.

O diretor-executivo da Federação, médico Flávio Borges, destacou a necessidade de uma maior integração entre os prestadores do interior do Estado, e reforçou algumas questões importantes que estão sendo discutidas em diferentes frentes, como o Grupo Paritário no Ipe-Saúde e Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde.

Já o assessor jurídico da Federação, José Pedro Pedrassani, fez uma leitura dos principais assuntos discutidos no âmbito do legislativo em se tratando de questões trabalhistas, como a carga horária dos enfermeiros (PL 30 horas). Negociações coletivas e dissídios também fizeram parte da participação do especialista, despertando grande interesse do grupo.
Ao final do encontro, os participantes fizeram perguntas, apresentaram demandas e debateram sobre diferentes assuntos relacionados ao mercado da saúde gaúcha, além das especificidades encontradas nas regiões onde estão localizados.

Baseado nas contribuições e sugestões dos participantes, a área técnica da FEHOSUL está elaborando, para o próximo ano, uma programação do “Roteiros da Saúde” com formato inovador, incorporando atividades mais abrangentes, a qual será submetida à apreciação da assembleia geral no início de 2015.




