Saúde DigitalSaúde Pública
Monitoramento e gestão: o futuro dos dados na saúde

O uso de dados está se tornando cada vez mais essencial no meio da saúde. Segundo estudo realizado pela NTT Data, no Brasil, 83% das organizações já utilizam dados em sua estratégia. Seja em um leito de hospital ou na validação de um plano de saúde, ter o máximo de informações disponíveis em tempo real é uma das grandes tendências do setor.
Por isso, cada vez mais instituições têm investido não somente em aparelhos modernos, mas também no acompanhamento de cada fluxo na busca por evitar glosas.
Inserido neste contexto está o Command Center, serviço criado pela MV, líder em desenvolvimento de softwares para saúde na América Latina. Como um grande painel com indicadores em tempo real, a plataforma faz o acompanhamento dos fluxos dentro da instituição de saúde, verificando e apontando ações para resolução das não-conformidades.
PUBLICIDADE
Através da ferramenta é possível alertar gestores a respeito de pacientes com permanência acima do previsto, pacientes de longa permanência, pacientes sem prescrição e, inclusive, pacientes com riscos assistenciais.
Lançado em 2020, o Command Center conta com dashboards dinâmicos e relatórios de performances, tendo como base parâmetros de referência do mercado. “Com uma infinidade de dados, os profissionais de qualquer instituição de saúde terão à disposição alertas informando faturamento, ciclo financeiro, suprimentos e outros que promovam mais segurança e qualidade em saúde”, explica Eduardo Ceccon, gerente de Projeto do Command Center.
Atualmente o serviço está presente no Hospital Unimed Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que implantou a solução em 2021. Respeitando as práticas normativas da LGPD, a instituição tem autonomia do uso da plataforma.







