Saúde Pública
Novo Hospital Unimed Concórdia será um divisor de águas para a cidade e região

Ao portal Setor Saúde, o Presidente da UNIMED SC, Dr. Sérgio Malburg Filho, analisou a importância da entrega do novo Hospital Unimed Concórdia (Concórdia/SC) prevista para o primeiro semestre deste ano. Ele também abordou temas como verticalização, novidades e tecnologias que o Hospital disponibilizará, entre outros temas. O Hospital que está sendo edificado pela CONSTRUTORA TEDESCO (Grupo HTB) ultrapassou os 94% da obra concluída. A estrutura terá 19 mil m2, 81 leitos, 8 salas cirúrgicas, 6 elevadores e mais de 370 vagas de estacionamento.
Malburg Filho ressalta que a verticalização tem sido uma estratégia cada vez mais aderente dentro do sistema Unimed e que o Hospital (foto abaixo) será um divisor de águas, trazendo aos beneficiários atendimentos completos. “O sistema Unimed acredita e defende há muitos anos que a verticalização dos serviços de saúde dentro das cooperativas é uma das formas de conseguirmos dar aos nossos clientes atendimentos melhores, mais humanizados, mais tecnológicos e mais completos. Dentro desta política encontra-se a necessidade das Unimeds de terem seus próprios hospitais. ”
“Sendo assim a Unimed Concórdia está totalmente aderente ao que pensamos e este hospital será um divisor de águas para a cidade e região. A entrega de um hospital com a marca Unimed e com todos os controles e padrões que exigimos só engrandecem a medicina da região, propiciando aos clientes/pacientes um diferencial enorme e a possibilidade inclusive de comparação com outros serviços da cidade e da região. O crescimento da Unimed Concórdia será inevitável, mas a satisfação dos clientes é a justificativa maior para tamanho investimento. A Federação das Unimeds de Santa Catarina passa a ter mais uma sócia completando um ciclo muito importante e o fortalecendo o sistema UNIMED SC e do sistema Unimed Nacional completam este grande projeto”, destaca Malburg.

Principais novidades e tecnologias que os beneficiários passam a contar com a nova estrutura
“Um hospital do sistema Unimed tem na sua essência a preocupação principal de fornecer aos pacientes e todos os profissionais que vão atuar o que é considerado o mais seguro, o mais confortável, o mais tecnológico possível etc. Este cuidado começa pela contratação e treinamento dos profissionais que vão atuar, por protocolos clínicos, por certificações que garantam os processos e muito mais. Mas ainda conta com equipamentos que complementam tudo isto, havendo cuidados desde o leito hospitalar, salas de cirurgias, mesas cirúrgicas, monitores, aparelhos de anestesia e outros. A central de esterilização de materiais, os equipamentos cirúrgicos (pinças, tesouras etc.), as torres para cirurgias por vídeo (todas 4K) e muito mais. Todas as empresas fornecedoras destes equipamentos são multinacionais, brasileiras ou não, com produtos distribuídos por todo o mundo. Não há qualquer tipo de produto/equipamento que será utilizado no hospital da Unimed Concórdia que não seja utilizado em outros grandes hospitais. Tudo isto estudado e planejado com empresa de engenharia clínica conceituada e respeitada por outras entregas ao sistema”, explica o presidente da Unimed SC.
Momento atual da Unimed Federação SC, análise do cenário da saúde e as perspectivas para o futuro
Segundo Malburg a Federação SC fecha 2023 com mais um ano bom, conseguindo superar as dificuldades da saúde suplementar e ainda, fazendo entregas em 2024 como o hospital da Unimed Concórdia e a nova sede da Federação em Joinville, ambas edificadas pela TEDESCO. “Depois deste período tão conturbado provocado pela covid e pela crise que se espalha pelo brasil levando a saúde suplementar a absorver custos não calculados atuarialmente, entendemos que as nossas conquistas extrapolam em muito a realidade do restante do país. ”

Porém, Malburg entende que o futuro da saúde suplementar será ainda mais desafiante. O presidente da UNIMED SC entende que é necessário uma política nacional mais clara para a saúde suplementar com um olhar orientado para o controle de custos e o entendimento por parte do judiciário que a adoção de novas tecnologias baseadas em evidências é essencial. “A percepção para o futuro é pessimista pois não há uma política nacional bem clara para saúde suplementar e ainda, não há qualquer tipo de coerência, lógica e entendimento por parte do judiciário do que é a saúde pública e a saúde suplementar. Ambas não aguentam mais os custos alarmantes e incompatíveis com nossas realidades e que são provocados por decisões absurdas, sem fundamentos científicos e ou por apenas decisões consumeristas”, alerta.
Parceria com a TEDESCO
Segundo Malburg, a parceria com a TEDESCO atendeu as expectativas. “A escolha de uma empresa renomada, com larga experiência no mercado e as entregas feitas, fez com que a desconfiança natural de alguns cooperados e da própria comunidade local acabassem sendo minimizados. No final, a parceria conseguiu entregar aquilo que esperávamos e teremos um maravilhoso hospital”, destaca.
Região será contemplada com serviços de saúde a altura da Unimed Chapecó
“Concórdia e todo o oeste Catarinense ainda apresentam uma grande dependência dos serviços de saúde prestados na Unimed Chapecó. Algo absolutamente compreensível, pois, os investimentos em saúde naquela singular ocorrem há muitos anos e a qualidade destes serviços são da maior grandeza. Com a recém inauguração do hospital da Unimed Meio Oeste (Joaçaba) e futuramente com o da Unimed Concórdia a região gradativamente será contemplada com serviços de saúde a altura da Unimed Chapecó, trazendo mais opções a toda população catarinense. ”





