Antonio Quinto

Roteiro Estruturado para o Cumprimento dos Padrões do Programa Nacional de Acreditação – Parte 3

Roteiro Estruturado para o Cumprimento dos Padrões do Programa Nacional de Acreditação – Parte 3

(Parte 3 de uma série de 3)

Fase IV: Verificação interna do grau de cumprimento dos padrões (atendidos integralmente, atendidos parcialmente, não atendidos) do Manual de Acreditação. Essa fase pode, em parte, realizar-se concomitantemente com a Fase III. As visitas parciais podem ser programadas para todos os setores, unidades e serviços, porém habitualmente efetua-se naqueles que necessitam de mais auxílio no cumprimento dos padrões. O grupo condutor pode criar duplas de avaliadores internos e prepara-las para executar as visitas.

Quadro 5: Etapas da Fase IV

etapas1

Fase V: Execução dos preparativos para receber a visita de avaliação que será realizada pela Instituição Acreditadora escolhida.

Quadro 6: Etapas da Fase V.

etapas2

O roteiro estruturado, composto por 17 etapas, encontra-se voltado para as organizações que se candidatam pela primeira vez a uma visita de avaliação com vistas à acreditação. O grupo condutor observará que os setores, unidades e serviços, tanto assistenciais, quanto administrativos e de apoio, apresentarão ritmos diferentes de desenvolvimento e cumprimento dos padrões. As avaliações parciais internas mostrarão que uns estarão mais desenvolvidos que outros, o que poderá ser uma oportunidade para que os mais adiantados auxiliem os mais atrasados no cumprimento dos padrões, tendo em conta que alguns setores, unidades e serviços terão mais dificuldades de atendê-los.

As organizações de saúde que cumprem padrões com base em um programa de acreditação tornam-se melhor estruturadas e com processos confiáveis. Esse arranjo organizacional sustenta e promove ações mais qualificadas e seguras tanto na área assistencial quanto administrativa e de apoio e, consequentemente, conduz a um maior grau de satisfação para todos – pacientes, médicos, enfermeiros, gestores e demais colaboradores.

Antonio Quinto

Médico psiquiatra, Mestre em Administração pela UFRGS, Especialista em Avaliação de Sistemas e Serviços de Saúde, Membro do Conselho Editorial da Revista de Administração em Saúde da Associação Paulista de Medicina. Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs). Avaliador Sênior do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde - IAHCS/ONA e professor convidado dos cursos de especialização do IAHCS/Fasaúde e da Faculdade Unimed, de Belo Horizonte (MG). Diretor de Provimento de Saúde do IPE-Saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo