Saúde Pública
HSJosé de Criciúma inaugura em novembro novo hospital

As comunidades de Criciúma e de toda a região sul de Santa Catarina terão à disposição um novo e moderno hospital a partir de novembro deste ano. Em fase final de acabamentos, o Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger marca também a trajetória da Irmã Isolene Lofi à frente da direção geral do Hospital São José de Criciúma (HSJosé). Ela deixa o cargo nesta semana e seguirá sua caminhada em outras atividades na Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Antes da sua despedida, ela concedeu uma entrevista exclusiva ao portal Setor Saúde e falou sobre o novo hospital, um marco para a saúde catarinense.
Irmã Isolene destaca a importância do projeto para o futuro da instituição hospitalar e para a saúde da população. “O novo bloco, que é praticamente um novo hospital, foi construído com o objetivo de oferecer a toda região uma nova visão de saúde, vista hoje em grandes centros com instalações modernas e equipamentos de última geração a ser disponibilizado à toda população.”

“O HSJosé sempre se destacou pelo seu Corpo Clínico Especializado e atendimento Humanizado, assim como altos investimentos em tecnologia e inovação sendo Referência Estadual em Altas Complexidades”, adiciona.
“Vislumbrando uma ampliação e diferenciação ao público de convênios e particulares, investimos em um novo prédio de 17.238,24 m2, muito mais amplo e moderno. O prédio conta com Novo Pronto Atendimento para Convênios e Particulares, Recepção ampla, leitos de internação, leitos de UTI e oncologia, esta com mais de 3.452,25 m2 de área distribuídas em dois andares” detalha a Irmã.
A decisão de edificação do Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger
Segundo a Irmã Isolene, o crescimento do atendimento a convênios e particulares, assim como o crescimento do Plano de Saúde São José, grande parceiro da instituição, demonstraram a necessidade da edificação de um novo hospital. “A análise de ROI [Retorno Sobre o Investimento, em tradução livre] para a decisão na construção da edificação se deu pela escassez de leitos para a saúde complementar, seguido do crescimento constante no número de atendimentos, para o mesmo período do ano anterior.”

Ela exemplifica: “De janeiro a julho, tivemos um crescimento no número total de atendimentos convênios e particulares de 8%. Em se tratando de internações, o percentual de crescimento para o mesmo período foi de 17%, sem mencionar o Plano Saúde São José, grande parceiro da instituição, com crescimento anual no número de vidas passando de 10%. No mês de junho de 2024 tivemos alguns dias com até 20 pacientes da saúde suplementar à espera de leito para internação.”
Conforto e novidades tecnológicas
“Além da ampliação da estrutura física e equipamentos modernos, a área contará com amplo espaço de cafeteria juntamente à recepção, criando ambiente “clean” e comodidades aos pacientes e acompanhantes.”
“O espaço contará com quartos tecnológicos, Centro de Diagnóstico de Imagens – Ultrassom 4D, Centro de Diagnóstico de Imagens, Tomógrafo, Ressonância Magnética 3,5 Tesla, Neuronavegador, entre outros equipamentos de ponta que trazem o diferencial da instituição”, anuncia.
Detalhes do novo hospital e parceria com a TEDESCO
O Centro Madre Teresa contará com mais de 17 mil metros quadrados, divididos em nove andares que irão comportar todo o atendimento de quimioterapia, pronto atendimento adulto e pediátrico, além da emergência; setor administrativo; Internações convênios e particular, Centro de Diagnóstico por Imagem, além do pavimento técnico. “A estrutura atual é de 27.600 m2 e a parte nova mais 17.238,24, totalizando mais ou menos 45.000 m2 de área construída”, detalha.

“Serão ambientes amplos, modernos e funcionais, agregando conforto e diversidade, distribuídos nos pavimentos entregues nesta fase, além de acessos e fluxos otimizados, aliados a uma arquitetura de traços suaves e objetivos, gerando uma atmosfera leve e serena aos visitantes”, explica a Irmã Isolene.
Com investimento de cerca de R$ 100 milhões, o HSJosé tem a previsão de realizar a inauguração no início de novembro, em um evento festivo com os parceiros. Entre eles está a CONSTRUTORA TEDESCO (Grupo HTB), responsável pela edificação do novo prédio. “A parceria com a empresa TEDESCO foi sendo construída desde o momento que se iniciou as tratativas para a construção desta nova ala. A empresa também oferece segurança e qualidade no desempenho das atividades, bem como seriedade e compromisso ambiental e cuidado com os que atuam na empresa.”

“A TEDESCO é considerada referência em qualidade e requinte quando tratamos de empreendimentos na área da saúde, unindo economia com qualidade, a empresa oferece soluções sob medida e de forma diferenciada, otimizando custos e prazos, e minimizando os riscos em cada etapa de construção. A empresa conduz seus negócios alinhada às mais modernas práticas ambientais, sociais que agrega valor, clientes, operação, negócio e comunidade”, finaliza.
Com cerca de 1.600 colaboradores, o HSJosé tem a expectativa de acrescentar cerca de 100 funcionários quando o novo hospital estiver operando.

O nome do novo prédio (Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger) é uma homenagem à fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Foi ela que deu início à trajetória da instituição hospitalar, em 1936.
Conquistas da Irmã Isolene e a nova direção
Com uma trajetória de seis anos de muita dedicação e serviço à frente da direção geral do Hospital São José de Criciúma, Irmã Isolene Lofi segue sua caminhada com dedicação em outras atividades na Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora.
A Irmã Isolene realizou inúmeras benfeitorias com o apoio de todos os colaboradores, direção e Irmãs que atuam na instituição, ações que reforçam o compromisso com a qualidade, segurança do paciente, humanização e tecnologia.
Entre as conquistas realizadas sob a direção da religiosa estão as reformas em diversas clínicas na instituição, a construção do Centro Madre Teresa, uma obra grandiosa que trará um diferencial à saúde de Criciúma e região. Destaca-se também o aperfeiçoamento na qualificação dos colaboradores; a conquista da Acreditação com Excelência, pela ONA, prêmio que eleva o hospital em um patamar de qualidade entre as melhores Instituições de Saúde do Brasil; o reconhecimento no cuidado com o AVC com a conquista do selo Diamond (foto abaixo), além do reconhecimento da eficiência da gestão hospitalar do HSJosé.




